17 agosto, 2017

HISTÓRIA: O encontro de Dom Pedro II e o inventor do telefone, Alexander Graham Bell


Dom Pedro II e Alexander Graham Bell

HISTÓRIA: Reforma Protestante

Introdução

Conflitos religiosos e a Reforma Protestante

A questão da Irlanda é muito complexa, uma vez que tais conflitos não acontecem somente por questões religiosas. A origem desses conflitos está na dominação inglesa da Irlanda e na Reforma Anglicana, no início da Idade Moderna. 

Os reis ingleses, especialmente Henrique II, através do Tratado de Windsor,impuseram a força sobre a Irlanda. O Tratado foi assinado em 1175 e uniu a Irlanda à Inglaterra, estabelecendo o domínio inglês na região. 

Henrique VIII foi escolhido o chefe supremo da Igreja Anglicana após a assinatura do Ato de Supremacia em 1534. Com a imposição do poder absoluto dos soberanos ingleses, também foi imposta a religião anglicana. Os irlandeses, católicos, passaram a lutar contra a Igreja anglicana como forma de opor-se ao domínio da Inglaterra. E você sabe como igreja anglicana surgiu? Veremos mais à frente...

16 agosto, 2017

PORTUGUÊS: Classes de palavras: Pronomes 1

Introdução

Vocês já sabem que podemos usar várias palavras para escrever uma frase e que essas palavras se classificam diferentemente, certo?

Observem o exemplo!



Vamos aqui falar dos Pronomes, uma classe de palavras de natureza nominal que podem desempenhar papel ora substantivo, ora adjetivo.

HISTÓRIA: Guerra Fria (1945 - 1991)

Introdução

Um conflito político-ideológico?

O mundo nunca mudou tanto, em um espaço tão curto, como no período seguinte à 2ª Guerra Mundial, que acabou em 1945. O efeito mais imediato foi a divisão do mundo em dois blocos de influência: um capitalista, liderado pelos Estados Unidos e o outro, socialista, liderado pela União Soviética. A este conflito ideológico, foi dado o nome de Guerra Fria. Mas a Guerra Fria não foi somente uma questão ideológica. Ela gerou diversos outros conflitos ao redor do mundo, como veremos nestas páginas.

13 agosto, 2017

12 agosto, 2017

PORTUGUÊS: VÍDEO AULA - ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA

Orações subordinadas substantivas são orações que exercem as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto, tendo a mesma função que um substantivo na estrutura frásica. Começam, maioritariamente, com as conjunções integrantes 'que' e 'se'. 



DÚVIDAS COM O PORTAL DO CEDUCA?

PRA VOCÊ QUE AINDA TEM DÚVIDA SE FICOU OU NÃO DE RECUPERAÇÃO! NÃO TEMAS, COM O CEDUCA NÃO HÁ PROBLEMAS! 



11 agosto, 2017

INGLÊS: VÍDEO AULA - Simple Present

CURTA: https://www.facebook.com/ceducajourney


HISTÓRIA: VÍDEO AULA - Como foi o Expansionismo Nazista? (Entre Guerras - 1937-1939)

Os objetivos expansionistas de Hitler eram cada vez mais evidentes. A próxima etapa foi a anexação da Áustria à Alemanha. Para isso, baseava-se na justificativa de que alemães e austríacos eram povos germânicos. Portanto, deviam estar unidos num único país e sob um mesmo governo. A anexação ou o Anschluss, foi planejada pelo Partido Nazista Austríaco. Após assassinarem o chanceler da Áustria, os nazistas assumiram o governo e convocaram as tropas alemãs para invadir o país e anexá-lo à Alemanha. Posteriormente, por meio de um plebiscito, o povo austríaco confirmou seu apoio à anexação. O próximo passo do Führer foi reivindicar a anexação dos Sudetos, região industrial pertencente à Tchecoslováquia. A justificativa para isso era que a maioria da população que aí vivia era de origem alemã. Os tchecos, porém, tinham um tratado com a França e a União Soviética, em que esses dois países se comprometeriam a defender a Tchecoslováquia em caso de agressão militar. Portanto, se o exército alemão invadisse o território tcheco, uma nova guerra seria desencadeada. A Inglaterra e a França apelaram outra vez para a política de apaziguamento. Em setembro de 1938, representantes da Alemanha, da França, da Inglaterra, com a mediação de Mussolini, da Itália, reuniram-se em Munique para decidir os destinos dos territórios tchecos. A Inglaterra e a frança cederam às imposições de Hitler, permitindo a anexação dos Sudetos. Sem o apoio da França e da União Soviética, a Tchecoslováquia não teve outra alternativa senão entregar essa região à Alemanha. Mas a ação de Hitler sobre o território tcheco não parou por aí. No ano seguinte, março de 1939, acabou por desmembrar o restante da Tchecoslováquia: incorporou a Boêmia e a Morávia, sob a forma de protetorado, e proclamou a independência da Eslováquia. Com a integração da indústria tcheca, a capacidade bélica da Alemanha cresceu de forma significativa. Aproveitando-se da mesma situação, Mussolinii conquistou a Albânia, em 1939. No mesmo ano, a Itália e a Alemanha, os dois Estados totalitários da Europa ocidental, fizeram uma aliança, o Pacto do Aço.

SITE: www.almanaquemilitar.com
FACEBOOK: facebook.com/almanaquemilitar
YOUTUBE: youtube.com/c/almanaquemilitar
INSTAGRAM(@almanaquemilitar): https://www.instagram.com/almanaquemi...
WHATSAPP: https://chat.whatsapp.com/H73C1FmkL05...
E-MAIL: almanaquemilitar@gmail.com


HISTÓRIA: VÍDEO AULA - Como ficou a Europa após a Primeira Guerra Mundial? (1918-1925)




O período foi marcado pela Grande Depressão, associada a graves tensões sociais e políticas, culminando com a ascensão dos regimes totalitários em alguns países europeus, o que neste período ocorreu também no resto do mundo. Estes graves problemas sócio-econômicos e políticos foram as causas da Segunda Guerra Mundial. Esse período entre-guerras pôs fim à hegemonia do capitalismo, quando o socialismo foi colocado em prática.

INSTAGRAM(@almanaquemilitar): https://www.instagram.com/almanaquemi...

HISTÓRIA: Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

Introdução: Uma Guerra que mudou o mundo


1914 marca o início de um conflito de proporções mundiais, que mudou a política e a sociedade do século XX: a Primeira Guerra Mundial, o primeiro conflito contemporâneo que envolveu diversos países do mundo inteiro, comprometidos com alianças político-militares. Embora tivesse início em 1915, as origens desse conflito remontam ao século XVIII, com a Revolução Industrial e ao Século XIX, com o Imperialismo. Vejamos por que nas páginas a seguir: 

10 agosto, 2017

HISTÓRIA: VÍDEO AULA - Como ocorreu a invasão da Polônia? (1938-1939)

A Invasão da Polônia foi o ataque à Polônia, empreendido pela Alemanha, União Soviética e mais um pequeno contingente de eslovacos. O episódio marca o início da Segunda Guerra Mundial na Europa. O ataque foi realizado em duas frentes: pela Alemanha, a partir da madrugada de 1° de setembro de 1939 (uma semana depois da assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop), e pela União Soviética, a partir de 17 de setembro (dia seguinte à assinatura do acordo Molotov-Tōgō, que deu por encerrado o incidente de Nomonhan). O objetivo da invasão era repartir o território polaco no final da operação. De fato a campanha terminou, em 6 de outubro de 1939, com a divisão e anexação da Polônia pela Alemanha e pela União Soviética - que eram então aliadas, nos termos do Tratado Germano-Soviético. O apoio de empresas dos Estados Unidos no fornecimento de produtos petroquímicos a IG Farben, a partir de portos hispânicos também foi importante, segundo Albert Speer, viabilizando a própria blitzkrieg durante a maior parte da guerra que foi declarada como "humanitária" por Hitler. Em 3 de setembro, em resposta às hostilidades, a França e o Reino Unido, seguidos pelo Commonwealth, entre outros, declararam guerra à Alemanha. Começava a Segunda Guerra Mundial .

SITE: www.almanaquemilitar.com
FACEBOOK: facebook.com/almanaquemilitar
YOUTUBE: youtube.com/c/almanaquemilitar
INSTAGRAM(@almanaquemilitar): https://www.instagram.com/almanaquemi...
WHATSAPP: https://chat.whatsapp.com/H73C1FmkL05...
E-MAIL: almanaquemilitar@gmail.com


HISTÓRIA: VÍDEO AULA - Como ocorreu a Ascensão De Hitler? (Entre Guerras - 1924-1934)

Hitler juntou-se ao partido político conhecido como o Deutsche Arbeiterpartei (abreviado como DAP - Partido dos Trabalhadores Alemães); o nome foi mudado em 1920 para Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei - NSDAP (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista). Fatores como o início da Grande Depressão (1929), desemprego maciço, as humilhações do Tratado de Versalhes (1919), o descontentamento social com o regime democrático ineficaz, o apoio do povo alemão aos partidos socialistas e o temor de uma revolução socialista levaram a alta burguesia alemã, empresários e o clero a apoiarem a extrema direita do espectro político, optando por extremistas de partidos como o Partido Nazista.

Destaque:

EX-ALUNOS: Estevão e Geovana Ribas!

Hoje recebemos uma visita ilustre. Nossos ex-alunos Estevão e Geovana Ribas vieram rever seus professores, que marcaram sua vitoriosa vida a...

Mais vista: